Após o ataque em uma creche de Blumenau que resultou na morte de quatro crianças, a prefeitura de Cascavel determinou medidas de segurança em todas as escolas da cidade. Equipes da guarda municipal estão realizando rondas nas portas das unidades para garantir a segurança das crianças e outras ações devem sem implantadas nos próximos dias.
Andressa é mãe de duas meninas, e para ela, deixar as filhas na escola um dia depois da morte de quatro crianças brutalmente assassinadas no ataque ocorrido a uma creche em Blumenau não foi fácil.
Os pais cobram um cuidado maior a detalhes que passam despercebidos, deixando os locais vulneráveis. As escolas, desde ontem, se dedicam a responder a uma chuva questionamentos sobre a segurança. Autoridades se reuniram para debater adoção de novas medidas.
A curto prazo as medidas são:
- Presença rotativa da GM e PM
- Ampliação de monitoramento de Câmeras
- Reforço das orientações para os profissionais da educação sobre protocolos de entrada e saída segura
A médio prazo:
- Contratação de profissional especializado para elaboração de plano de segurança adaptado para cada escola
- Botão de alerta silencioso nas escolas
E a longo prazo:
- Profissional de segurança nas escolas
As rondas já estão acontecendo. Viaturas marcam presença mais constante nas regiões escolares. E há também o corpo a corpo, quando guardas municipais levam a orientação aos alunos.
O desejo dos pais é que o reforço na segurança vire rotina. O ideal é que a Escola, além de um lugar de criança feliz, seja acima de tudo um ambiente seguro.