Para tentar aumentar a cobertura vacinal contra a gripe, que ainda está muito abaixo do ideal, Cascavel inicia nesta terça-feira (10) uma nova etapa de mobilização. Seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs) passarão a ter horário estendido exclusivamente para a aplicação da vacina da gripe e atualização da carteira vacinal.
As unidades com atendimento noturno são: Pacaembu, Sanga Funda, Cancelli, Tio Zaca, Cascavel Velho e Santa Felicidade. O horário será das 19h às 22h, de segunda a sexta-feira, até o dia 20 de junho.
Além dessas, outras quatro UBSs — Santa Cruz, Los Angeles, Neva e Nova Cidade — já funcionam até as 22h normalmente, somando agora dez unidades disponíveis para vacinação no período da noite.
As demais unidades seguem com atendimento em horário convencional, com aplicação das vacinas das 8h até 15 minutos antes do fechamento.
A ação busca reverter o baixo índice de imunização na cidade. Entre os grupos prioritários, os números preocupam:
-
Apenas 12,90% das gestantes tomaram a dose,
-
47,27% dos idosos foram imunizados,
-
E das 27 mil crianças esperadas, apenas 9.100 foram vacinadas — cerca de 33%.
A baixa adesão já tem impacto direto nas unidades de saúde, especialmente com o aumento de casos de síndromes respiratórias. Na semana passada, o secretário de Saúde do Paraná alertou para a pressão sobre os leitos infantis na região oeste.
Diante desse cenário, o governo estadual publicou uma resolução com orientações para o enfrentamento de casos graves de doenças respiratórias. Por enquanto, não há previsão de decreto de emergência, mas o apelo das autoridades é claro: vacinar salva vidas — e a maioria das mortes por gripe tem ocorrido em pessoas não imunizadas.