Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Cascavel e região

Cascavel aprova lei da Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Autismo

O texto do projeto define as diretrizes que nortearão as políticas públicas voltadas às pessoas com TEA e estabelece uma série de direitos
03 jun 2025 às 17:20
Por: Assessoria de Imprensa da CMC e Portal Tarobá
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

A lei que institui a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Cascavel nesta terça-feira (3). De autoria do presidente da Casa, vereador Tiago Almeida (Republicanos), a proposta busca garantir o acesso a serviços essenciais como saúde, educação, assistência social e inclusão no mercado de trabalho, além de assegurar a proteção contra qualquer forma de discriminação ou abuso.


“Nosso projeto também enfatiza a importância da formação continuada de educadores e profissionais da saúde, o apoio a familiares e cuidadores, além da ampliação de mecanismos que facilitem a identificação das pessoas com TEA, como o uso da Carteira de Identificação da Pessoa com TEA e do cordão de girassol”, explica Tiago Almeida.


O texto do projeto define as diretrizes que nortearão as políticas públicas voltadas às pessoas com TEA e estabelece uma série de direitos. Um dos destaques é a proteção contra tratamentos desumanos e abusos, além da garantia de que a pessoa com TEA possa permanecer em locais públicos ou privados portando alimentos para consumo próprio, utensílios e objetos pessoais, e animais de suporte emocional.


A lei também assegura, na rede pública municipal de ensino, matrícula em classes comuns e a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos estudantes da Educação Especial. Além disso, garante aos alunos autistas o Plano Educacional Individualizado (PEI) e o Plano de Avaliação Individual (PAI). “Essa nova lei é um compromisso com a dignidade humana e a inclusão social”, conclui Tiago Almeida.


Autismo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta a comunicação, o comportamento e as habilidades sociais. O tratamento adequado requer uma abordagem multidisciplinar que pode envolver psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e outros profissionais da área da saúde. No entanto, o acesso a esses serviços muitas vezes é limitado, especialmente para famílias que vivem em regiões afastadas ou que não dispõem de recursos financeiros para custear serviços particulares. Isso pode resultar em atrasos no diagnóstico e no início do tratamento, impactando negativamente a qualidade de vida dos pacientes e de suas famílias.


Segundo o Censo de 2022 do IBGE, mais de 2,4 milhões de pessoas foram diagnosticadas com autismo no Brasil, o que corresponde a cerca de 1,2% da população brasileira.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Câmara de Londrina aprova em primeiro turno projeto que amplia número de assessores

Cidade
Imagem de destaque

Polícia procura mulher que se passou por funcionária de vidraçaria e furtou joias de idosa

Cidade

Aeroporto de Londrina opera normalmente, mas dois voos são cancelados por mau tempo

Cidade

Ibiporã aprova licitação de R$ 9,3 mi para construir Observatório e Planetário

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Com alerta vermelho para tempestades severas, Defesa Civil de Londrina orienta população

Cidade
Londrina e região

Moradores da Rua Guaporé denunciam encontros ilegais de carros em posto de gasolina

Cidade

Câmeras registram chegada e saída de suspeito em sítio onde Fábio Henrique foi morto

Cidade
Londrina e região

Depósito clandestino de cabos de internet e telefone é descoberto em Londrina

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.