Cascavel é uma cidade em movimento e crescimento. E reconhecida também como terra de oportunidades... O que impacta pessoas de várias regiões do mundo. De 2018 até agora Cascavel recebeu 7.696 estrangeiros. entre eles: alemães, americanos, argentinos, bolivianos, chineses, paraguaios, peruanos, colombianos, cubanos, venezuelanos, haitianos e por aí vai... Na lista do sistema de registro nacional migratório constam pelo menos 57 países.
E por isso, personagens não faltaram para essa reportagem. Fomos conhecer o fedler, que há nove anos veio do Haiti, depois que um terremoto em sua terra natal comprometeu o futuro no país.
As notícias sobre Cascavel eram sempre positivas e foi aqui que ele decidiu ficar. Logo encontrou trabalho e conseguiu crescer dentro da empresa.
Em Cascavel Fedler construiu família e raízes. Entre os estrangeiros, os haitianos estão em maior número. São quase 3 mil em cascavel. enredos diversos. Kerves veio para estudar.
E o primeiro desafio foi aprender a nova língua. Tirou de letra e hoje dá aula de português para aqueles que chegam. E a sala de aula tem total relação com o futuro.
O mercado de trabalho está repleto de sotaques difentes. Em uma academia, encontramos a venezuelana Nairobis. Mais uma história de recomeço. A família está adaptada e feliz. Para quem chega, Cascavel tem status de porto seguro.
E os imigrantes continuam chegando. Cada um com o seu propósito e convictos de terem acertado na escolha da cidade para viver o futuro.
E falando em futuro, lá vem ele. De passinho em passinho a nova geração vai também ocupando o seu espaço. Cascavel cidade hospitaleira... Cidade esperança... Cidade de todos!