Cascavel agora conta com o Programa de Proteção e Gestão de Animais (PPGA), uma iniciativa voltada ao fortalecimento das políticas públicas relacionadas ao bem-estar animal. A proposta é oferecer respostas mais rápidas no atendimento a animais em situação de risco e organizar as ações já realizadas no município, como o controle populacional e o atendimento médico veterinário.
O Brasil tem a terceira maior população pet do mundo, com uma estimativa entre 150 a 160 milhões de animais de estimação. Só em Cascavel, segundo a Abinpet, são cerca de 100 mil cães, 67 mil aves e 50 mil gatos. Além disso, estima-se que existam aproximadamente 15 mil animais de rua na cidade.
Com a alta demanda, o PPGA foi criado para reforçar e integrar as atividades já realizadas pelo setor de Bem-Estar Animal. O programa atuará em diversas frentes, com foco no combate ao abandono, aos maus-tratos, na superpopulação e na falta de controle sobre os animais domésticos e de rua.
A medida busca garantir que os recursos e ações sejam melhor distribuídos entre as áreas envolvidas, promovendo políticas mais eficazes e duradouras.