Na noite de ontem (18), o Anfiteatro Emir Sfair foi cenário de uma emocionante cerimônia para a posse dos novos diretores das escolas municipais, do Centro para Educação de Jovens e Adultos Paulo Freire, e dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) para a gestão 2025-2026. A solenidade contou com a presença de autoridades como o vice-prefeito Renato Silva, vereadores e a secretária de Educação, Márcia Baldini, além de educadores, familiares e representantes da comunidade escolar.
A cerimônia, que celebrou a democracia na escolha dos novos gestores, também foi marcada por momentos de emoção e homenagem. Entre os destaques da noite, estiveram as palavras de representantes do setor educacional, que destacaram o papel essencial do diretor escolar na formação e no desenvolvimento dos alunos, além de agradecer pelo empenho de profissionais que se aposentam após longos anos dedicados à educação.
A secretária de Educação, Márcia Baldini, fez um discurso emocionante ao falar sobre a função de diretor. Ela, que também já exerceu a função, ressaltou a responsabilidade que acompanha essa liderança. “Falar sobre a função de diretor é algo que me emociona muito, pois eu também já fui diretora de escola. A responsabilidade de um diretor é muito grande, pois nessa função se trabalha com pessoas e com o que de mais precioso uma pessoa tem na vida, que são os filhos. E na Rede Municipal nós ainda trabalhamos com a faixa etária mais importante no desenvolvimento, que é a infância, então o nosso cuidado é dobrado”, afirmou, destacando a complexidade e a importância do cargo na formação das futuras gerações.
O vice-prefeito Renato Silva também se dirigiu aos novos gestores, oferecendo apoio e destacando o papel fundamental da escola na formação dos alunos. "Quero me colocar à disposição para, junto de vocês, ajudar, não só a formar pessoas com a Educação, mas também com opinião, personalidade e caráter. A escola é o segundo berço para essa formação, pois o primeiro é o lar. Então, contem comigo", declarou, destacando o compromisso da administração municipal com a educação de qualidade.
Representando os novos diretores das escolas municipais, Ester Luiza Sieslak, da Escola Municipal Dulce Andrade Siqueira Cunha, ressaltou o esforço necessário para a função de direção escolar. “A função do diretor demanda muito empenho e trabalho, e quando nos colocamos à disposição para exercer essa função, estamos cientes de que não será fácil. Atuar de forma transparente e democrática vai muito além de administrar recursos. O diretor precisa motivar e unir a equipe, para que a Educação seja de qualidade”, disse Ester, destacando a importância do trabalho em equipe e da motivação para garantir um ensino eficaz.
Alexandre Camargo Peres, eleito para o cargo de diretor do Cmei Paraíso da Criança, representou os diretores das unidades de Educação Infantil e reforçou o caráter missionário da função. “Esse não é só um cargo administrativo, e sim uma missão, que exige de nós empatia, compromisso, responsabilidade, amor, compreensão, e mais uma infinidade de sentimentos, emoções e ações que os nossos alunos precisam diariamente”, afirmou Alexandre, destacando a dedicação necessária para o bom desenvolvimento das crianças na Educação Infantil.
Homenagens especiais
A cerimônia também foi marcada por emocionantes homenagens. As diretoras que estão se aposentando, entre elas a Margarete Tonin, gerente do Setor de Merenda Escolar, receberam reconhecimento pelo legado que deixaram na educação municipal. Margarete foi prestigiada por parte de sua equipe, que expressou sua gratidão pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos.
Outro momento de destaque foi a homenagem à Escola Municipal do Campo Carlos de Carvalho, localizada no Distrito de São Salvador. A escola foi reconhecida pelo excelente desempenho no último resultado do IDEB, alcançando a nota 9.2, o primeiro lugar na Rede Municipal e o segundo lugar no Estado do Paraná. A dedicação de toda a equipe escolar foi celebrada.
A Comissão Central do Processo de Escolha para Diretor Escolar também foi lembrada e cada membro recebeu certificação pelo trabalho desenvolvido durante o processo.
Apresentações culturais emocionantes
A cerimônia foi ainda mais especial com a participação de artistas locais que abrilhantaram o evento. A acolhida foi realizada pela violinista Thais Couto Piaia, da Cia da Música. O Instituto Artes Sol Maior também encantou o público com uma belíssima apresentação, representando a grandiosidade da música na região Oeste do Paraná. O grupo tem uma longa trajetória de atividades desenvolvidas entre o Brasil e a Europa, realizando concertos humanitários e levando a música brasileira para o mundo. A interpretação do Hino Nacional foi feita pela aluna Elen Ribeiro, do Colégio Estadual Wilson Joffre e o evento foi encerrado com a música “Bençãos sem Fim”, interpretada pelos músicos Idiara e Thiago, deixando a plateia emocionada e agradecida pela oportunidade de vivenciar momentos tão especiais.
Com o encerramento do evento, Cascavel inicia uma nova jornada educacional, com a certeza de que os novos diretores estarão comprometidos em continuar o trabalho de excelência nas escolas e CMEIs, sempre com o olhar atento à formação integral e ao bem-estar de todos os alunos.