Cidade

Cascavel inaugura primeira exposição histórico-cultural com recursos completos de acessibilidade

21 ago 2025 às 18:16

Cascavel agora conta com a primeira exposição totalmente acessível, permitindo que todas as pessoas, com ou sem deficiência, conheçam a história da cidade, do passado ao presente.


A mostra histórico-cultural, montada no Centro Cultural Gilberto Mayer, inclui placas em braille junto às fotografias, totens interativos com tradução em Libras e audiodescrição, além de visitas guiadas com intérpretes de Libras, garantindo o acesso a pessoas com deficiência visual e auditiva.


O prefeito Renato Silva destacou que essa é uma iniciativa que valoriza a inclusão: “É uma forma de valorizar as pessoas com deficiência, além de ser uma demonstração de respeito e de inclusão promovida pelo município.”


A secretária de Comunicação Social, Beth Leal, ressaltou que, embora a tecnologia dos totens ajude bastante na acessibilidade, a presença de intérpretes de Libras é fundamental para garantir a comunicação com o público surdo.


A construção do conteúdo acessível contou com a colaboração da professora Cinthia Cristina Passos, que tem deficiência visual. Ela reforçou a importância de descrever não apenas os elementos das imagens, mas também suas cores, ajudando quem não enxerga a formar imagens mentais dos locais históricos de Cascavel: A pessoa com deficiência visual já leu a história de Cascavel, mas a história contada com imagens nunca foi acessada. Algumas pessoas viram as cores antes de perder a visão, outras nunca viram, então descrever a imagem e as cores é essencial para imaginar o que existe na Catedral, no Lago Municipal... Tudo isso é muito importante.”

A exposição é uma parceria entre a Secretaria Especializada de Cidadania, Proteção à Mulher e Políticas sobre Drogas, por meio da Assessoria de Políticas Públicas de Inclusão e Acessibilidade, e a Secretaria de CulturaO público pode visitar a mostra no Centro Cultural Gilberto Mayer.