Com o propósito de transformar sonhos em oportunidades reais, a Secretaria de Assistência Social de Cascavel, em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná, lançou o projeto "Realize um Sonho". A iniciativa busca mobilizar a sociedade civil para apadrinhar financeiramente os sonhos de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional, custeando cursos e atividades que podem mudar o futuro desses jovens.
O projeto começou com as crianças e adolescentes expressando seus desejos e interesses por meio de cartas. Os pedidos variam e refletem a diversidade de ambições: alguns gostariam de participar de aulas de futebol, enquanto outros manifestaram interesse em cursos de Enfermagem ou Inglês.
Segundo Gisele Castanheira, psicóloga da Vara da Infância, o projeto abre as portas para que esses sonhos sejam realizados. O Juiz da Vara da Infância e da Juventude, Glaucio Cruvinel, e a Secretária de Assistência Social, Rose Vascelai, destacaram a importância de oferecer oportunidades de desenvolvimento para esses jovens.
Agora, a chave para o sucesso da iniciativa está na sociedade civil, que é convidada a apadrinhar cada história e futuro. Investir na qualificação profissional é um gesto de solidariedade que pode garantir aos jovens uma trajetória de autonomia, dignidade e realização.
A mobilização já começou a gerar resultados concretos. Fanthiane Wentz, empresária e dona de uma escola de karatê, foi uma das primeiras a se interessar em contribuir. Ela abriu 10 vagas em sua escola para receber os adolescentes e oferecer a oportunidade de aprender o esporte.