A promessa de transformar Cascavel em uma cidade 100% asfaltada está mais próxima de se concretizar. O Governo do Paraná anunciou a liberação de mais de R$ 50 milhões para obras de pavimentação no município. O recurso será destinado às ruas que ainda não receberam asfalto, contemplando infraestrutura completa, como drenagem, calçadas com acessibilidade e sinalização.
Atualmente, cerca de 2% das vias urbanas de Cascavel ainda não são asfaltadas, segundo o prefeito Renato Silva. Com os novos recursos, a previsão é de que todas as ruas estejam pavimentadas nos próximos anos, levando condições adequadas de mobilidade para moradores que há décadas convivem com poeira e lama.
Na Rua Homero, na região norte da cidade, a situação é crítica: a via de chão batido tem buracos e desníveis que dificultam o tráfego de pedestres e veículos. No bairro Brazmadeira, na Travessa Emília Galafassi, apenas os primeiros metros da rua são asfaltados — o restante é estrada de pedras soltas.
Além do anúncio estadual, o município também foi contemplado com mais de R$ 11 milhões viabilizados pelo deputado estadual Gugu Bueno. O recurso será aplicado em melhorias na malha asfáltica do bairro Universitário e do distrito de Juvinópolis.
Segundo o governador Ratinho Junior, com os investimentos em andamento e os já programados, Cascavel será referência em mobilidade urbana no estado.