O Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos (Castramóvel) teve o contrato prorrogado para mais um ano de funcionamento. A notícia foi divulgada pela vereadora Daniele Ziober (PP) em um vídeo publicado na rede social na tarde desta terça-feira (27).
Segundo Daniele, o programa recebeu um aditivo de R$1 milhão de reais para continuar atuando por mais doze meses. “Nosso deputado Aroldo Martins, que eu não me canso de agradecer. Ele já deve estar cansado de ouvir eu agradecer a ele. E por decisão também do prefeito e do Felippe, da Secretária de Saúde, o Castramóvel recebeu um aditivo e vai rodar mais um ano. Ou seja, nós vamos dobrar esse número”, disse no vídeo.
O Castramóvel completou um ano de serviço no mês de março, e tem o marco de mais de 8 mil procedimentos de esterilização e microchipagem de cães e gatos, incluindo machos e fêmeas.
Os beneficiários diretos e indiretos do programa são as famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas por programas sociais, os protetores voluntários de animais e Organizações Não Governamentais (ONGs).
O serviço é gratuito e a medicação do pós-operatório é fornecida sem nenhum custo. O procedimento de esterilização é realizado por dois veterinários e dois auxiliares, em um trailer personalizado que inclui a estrutura física para a realização dos procedimentos.
Para se cadastrar no programa, é necessário enviar uma mensagem para o número de WhatsApp (43) 99997-9755. Em seguida, é enviado um link para que o interessado faça o cadastro, que passará pela avaliação da equipe técnica do Castramóvel. Após a aprovação do cadastro, os profissionais entram em contato com o beneficiário, para fazer o agendamento do dia e horário do procedimento. É preciso ter em mãos um documento pessoal, assim como comprovantes de endereço, renda e de recebimento do benefício do governo.