Em Londrina, tutores de baixa renda que quiserem castrar seus cães e gatos gratuitamente terão uma grande oportunidade entre 7 e 11 de fevereiro. A Prefeitura de Londrina, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização, apoia o programa “CastraPet Paraná”, uma iniciativa do governo do Estado através do Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest).
As castrações, que podem atender até 550 animais mais cadastro de reserva, serão realizadas das 8 às 17 horas no Pavilhão Alípio Ferreira de Castro, Parque de Exposições Ney Braga. O estacionamento também é gratuito.
Durante o período, do dia 7 ao dia 11, o IAT pretende atender 18 municípios com o CastraPet Paraná, incluindo Londrina. As ações são voltadas para protetores independentes e a pessoas assistidas com programas sociais do governo, mas os interessados precisam fazer a inscrição do seu animal de forma antecipada.
“A partir do pré-cadastro vamos passar todas as orientações aos tutores sobre os cuidados pré e pós-cirúrgicos, como o animal estar em jejum e ter no mínimo seis meses de idade. A ação é uma grande oportunidade para o morador de Londrina ter acesso a este serviço que é muito benéfico para a saúde dos animais, além de auxiliar no controle da população de pets na cidade”, frisa o diretor do Núcleo de Bem-Estar Animal (BEA) da CMTU, Lucas Ferreira.
O pré-cadastro deve ser feito de forma antecipada no BEA pelo telefone (43) 99997-8389. Depois, no ato da inscrição e cadastramento no local, o tutor deverá apresentar documento pessoal, comprovante de residência e comprovantes de programas sociais. No momento do agendamento os responsáveis também receberão medicamentos e, o animal, um microchip de identificação.
O que é – O “CastraPet Paraná” é um programa permanente de esterilização do IAT que busca o controle populacional de cães e gatos e prevenção de zoonoses, além de prevenir doenças graves, como tumores. A castração também ajuda a reduzir comportamentos agressivos e fugas.
A ação do Instituto está no contexto da Saúde Única, que relaciona a saúde ambiental, animal e humana, conscientizando a população sobre a importância da castração na saúde dos animais, na prevenção de abandono (evitando ninhadas indesejáveis) e quanto à importância da vacinação, desvermifugação e visitas periódicas ao veterinário, bem como dicas de guarda responsável.
Segundo o órgão, nesta fase (5º ciclo do programa), que começou no ano passado e vai até o final de 2026, serão contemplados 315 municípios, com um investimento do Governo do Estado de cerca de R$ 19,8 milhões, que seriam suficientes para atender 105 mil pets.
Mais informações sobre o pré-cadastro e inscrições para a campanha de Londrina podem ser obtidas pelo telefone (43) 9 9997-8389 (WhatsApp).