Moradores do Jardim Verona, na zona norte de Londrina, estão cansados da sujeira deixada na beira da rua.
O entorno da via está lotado de muito lixo: garrafas, embalagem de marmita, entulhos e restos de construção. “Eles jogam sofá, guarda-roupa, galhos de arvores”, contou Seo Antônio dos Santos Luís.
Segundo relatos de moradores da região, o lixo seria jogado por catadores individuais, que teriam alegado não ter onde fazer o descarte do material recolhido. “Os carroceiros vêm, jogam lixo aqui e se a gente vai falar com eles, eles falam que não tem onde jogar”, disse a dona de casa Cleuza da Costa.
Além do medo de que a sujeira cause problemas de ordem sanitária, existe a preocupação com o trânsito, porque o lixo já está invadindo a pista. “Aqui pode criar negócio da dengue. Eles só vão jogando, a gente pede pra eles não jogarem, mas eles estão sempre jogando”, completou Seo Antônio.
Outra queixa da população é a falta de iluminação. a fiação dos postes teria sido furtada, tornando o local ainda mais perigoso a noite. “Você vê que não tem luz, não tem nada aqui. A pessoa desce de ônibus e sobe isso aqui tudo no escuro”, relatou dona Cleuza.
Seo Antônio finaliza com um apelo: “eu queria ver se o prefeito, os caras da CMTU, se eles pudessem achar um lugar certo pro povo jogar [o lixo], e parar de jogar aqui”.