O aguardado novo Centro de Convenções e Eventos de Cascavel já tem local definido. A futura estrutura será implantada na região Oeste da cidade, nas proximidades da Avenida das Torres e do Aeroporto Regional. O anúncio foi feito nesta semana pelo prefeito Renato Silva, após a conclusão de um estudo de viabilidade conduzido pela Codesc (Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico Sustentável), em parceria com quatro câmaras técnicas.
Segundo o levantamento, 26 itens foram avaliados para auxiliar na definição do local, utilizando inclusive inteligência artificial para comparar dados com os principais centros de eventos do mundo. Entre os critérios de maior peso estiveram a facilidade de acesso, o potencial de expansão e a viabilidade técnica da área. Dos quatro terrenos analisados, dois se destacaram, e a decisão final levou em conta a visão de longo prazo para o desenvolvimento do setor de feiras e convenções.
A área reservada possui cerca de 150 mil m², e o projeto inicial prevê até 65 mil m² de área construída em sistema modular. Estão incluídos um auditório para mais de 2.300 pessoas, praça de alimentação com capacidade para 1.600, salas técnicas, ruas cobertas e estacionamento para 3.500 veículos.
As entidades ligadas ao setor produtivo de Cascavel avaliam a escolha como um avanço estratégico, capaz de posicionar a cidade entre os principais polos de eventos do Sul do Brasil. Ainda não há previsão para o início das obras, que dependem da contratação da empresa responsável pelo projeto completo.
Enquanto isso, o atual centro de convenções continua operando normalmente, mas ainda não há definição sobre como a estrutura será utilizada após a entrega do novo complexo.