Frequentadoras que fazem atividades físicas no Centro Esportivo do Conjunto Maria Cecília, na zona norte de Londrina, reclamam do abandono do espaço, especialmente das condições insalubres da piscina. A falta segurança é outra queixa.
O local já foi considerado um dos mais importantes da cidade e oferece aulas de modalidades esportivas e outras atividades físicas. O centro não estaria recebendo material de limpeza e os motores teriam estragado e não foram trocados.
O local que era utilizado para tomar banho, cheira mal e tem rastros de fezes e a situação tem inviabilizado as aulas de natação e hidroginástica. Já seriam quase três anos sem as modalidades e as aulas fazem falta.
“Eu comecei com hidroginástica porque tenho fibromialgia e bico de papagaio. O médico me disse que a melhor coisa era a hidro por conta do pequeno impacto”, disse a dona de casa Eurides Pereira da Rocha.
Sem as aulas de hidroginástica, muitas alunas mudaram para as aulas de alongamento que já tiveram quatro professores, mas que agora só tem um. O contrato dele vai vencer e as alunas temem ficar sem a atividade.
Em 2020, o centro passou por uma reforma. O muro que cercava o espaço foi retirado para torná-lo mais convidativo para os moradores da região, mas os alunos dizem que a alteração tornou o local inseguro. Algumas grades em volta da piscina estão retorcidas e o centro teria sido invadido várias vezes.
“A segurança aqui é zero. Quando mexeram, falaram que teríamos segurança. O pessoal corta as grades e entram", falou a dona de casa Odete de Souza Nascimento.
A Fundação de Esportes de Londrina (FEL) informou que houve problemas na casa das máquinas e na bomba que limpa a piscina, porém já está providenciando o conserto para o retorno das atividades. Afirmou ainda que existe a previsão de instalação de um totem de segurança no local.