As temperaturas subiram gradativamente no Paraná nos últimos dias. De acordo com o Simepar, a partir desta quinta-feira (24), devido ao aumento da umidade e do calor, áreas de instabilidade se formarão em regiões onde não chove há pelo menos 20 dias. O norte do estado segue com tempo seco pelo menos até segunda-feira.
Ainda segundo o Simepar, não se trata de uma frente fria seguida de massa de ar frio, como ocorreu várias vezes ao longo do inverno. Desta vez há previsão de chuva fraca a moderada na metade sul do Paraná, do extremo oeste ao leste, além de parte da região noroeste. Apenas no oeste e sudoeste há possibilidade de incidência de raios, mas sem um acumulado expressivo de chuva.
Não há previsão de temporais, e a temperatura no período da tarde ficará mais baixa do que nos últimos dias. Na sexta (25) ainda pode haver registro de chuva ocasional na madrugada. O tempo seca durante o dia e as temperaturas aumentam. No sábado (26) o tempo permanece seco, mas a partir do domingo (27) o tempo volta a ficar instável em todas as regiões. A faixa norte deve chover pouco a partir da segunda-feira (28).
SEM CHUVA – No norte do estado ainda não há previsão de chuva até sexta-feira. Em Londrina, nos dias 21, 22 e 23 de junho os pluviômetros na cidade registraram menos de 7 mm de chuva. Em 26 e 27 de junho houve garoa. Depois destes dias, não choveu mais. Em todo o mês de junho de 2025 choveu 125,2 mm em Londrina, sendo que a média histórica é de 86 mm. Já em julho, a média é de 68,1 mm e ainda não choveu nada.
O meteorologista Reinaldo Kneib ressalta que em julho é comum o baixo volume de chuva. "Em 2025 tivemos, também, um bloqueio atmosférico no Sul da América do Sul, que impediu que as frentes frias, que ocasionam chuvas nesta época do ano, se formassem na nossa região. Isso favoreceu maior atuação de massas de ar seco”, explica.