Diversos pontos de Rolândia sofreram estragos com a tempestade registrada na madrugada deste domingo (15).
Segundo o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), as estações próximas à cidade, que não tem estação meteorológica própria, indicaram rajadas de vento de 38.2 quilômetros por hora em Londrina (cerca de 24 km de distância do município) e 43.6 quilômetros por hora em Apucarana, que fica a aproximadamente 35 quilômetros de distância.
A Defesa Civil informou que as equipes da Prefeitura, secretarias de Infraestrutura, Serviços Públicos e Agricultura e Meio Ambiente estão fazendo o rescaldo do fenômeno e promovendo as adequações.
O coordenador da Defesa Civil, Miguel Consani Nogueira, estima que o vento alcançou uma velocidade superior a 60 km/h, e, em alguns pontos, deve ter chegado aos 90 km/h.
A chuva e o vento derrubaram árvores, destelharam casas e parcialmente a Biblioteca Central, o teto do vestiário do Estadio Erich Georg, derrubaram muros e publicidade estática (Outdoors), dentre outras ocorrências.
As localidades mais prejudicadas pelo temporal foram a área central, o Jardim Caviúna, Jardim Santana, Santa Mônica e Jardim das Flores.
As equipes estão em campo desde as primeiras horas da manhã e o trabalho não tem hora para acabar.
Quem precisar de apoio, ajuda ou lona, o telefone e WhatsApp da Defesa Civil é o (43) 99166-0402.