Cidade

Ciclone extratropical provoca ventos de até 91 km/h e causa estragos no Paraná

28 jul 2025 às 12:00

Rajadas de vento que chegaram a quase 100 quilômetros por hora causaram transtornos em diversas cidades do Paraná neste domingo (27). Os ventos fortes, provocados por um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul, resultaram na queda de árvores, danos à rede elétrica e mais de 50 mil unidades consumidoras desligadas no estado.


De acordo com o Simepar, os maiores registros ocorreram em Diamante do Norte, com ventos de até 91 km/h. Em Guarapuava, as rajadas chegaram a 74 km/h; em Laranjeiras do Sul, a 73 km/h; e em Cascavel, a 63 km/h. A imagem de satélite divulgada nesta segunda-feira (22) confirma a atuação do ciclone, que ainda influencia o tempo em parte do Paraná.


Em Campo Mourão, parte da cobertura de um posto de combustíveis desabou por conta do vento, mas ninguém se feriu. Já em Londrina, uma árvore de grande porte foi arrancada do quintal de uma casa e caiu sobre a cerca elétrica, atravessou a rua e atingiu um carro estacionado. O veículo estava vazio e não houve feridos, mas a queda causou rompimento de cabos e deixou a região sem energia.


A Copel informou que equipes trabalham de forma ininterrupta para restabelecer a energia nas áreas afetadas. Na manhã desta segunda-feira, mais de 53 mil imóveis estavam sem luz no estado. As cidades mais atingidas são Itaperuçu, Wenceslau Braz, Cândido de Abreu e Londrina. São Mateus do Sul, Ponta Grossa e Sengés também registraram milhares de unidades sem energia.