A chegada do outono trouxe mudanças no clima e também no bolso do consumidor. As condições típicas da estação favorecem algumas culturas, mas dificultam outras, impactando diretamente nos preços dos hortifrutis nas feiras e mercados.
Frutas como maçã, banana, laranja e pocã, além de legumes como cenoura, pepino e batata, estão em alta produtividade neste período, o que ajuda a manter os preços mais acessíveis. A maçã, por exemplo, se desenvolve melhor em temperaturas entre 18°C e 23°C, típicas do outono, o que aumenta a oferta e reduz o valor final ao consumidor.
Por outro lado, o frio e a quantidade de chuva da estação atrapalham o cultivo de alguns produtos, como melancia, mamão e principalmente o tomate, que teve aumento de até 80% no Paraná. Com a produção local afetada, muitos itens precisam ser trazidos de outros estados, elevando os custos com frete e diminuindo a oferta.
A dica para economizar é apostar nos produtos da estação, que além de mais baratos, costumam ter melhor qualidade. E claro, não dá pra esquecer do pinhão, símbolo do outono, que já começa a aparecer nas bancas, mesmo com uma produção mais modesta neste ano.