Todos os locais
Todos os locais
Cidade

CML afirma que retirada do memorial partiu do Néias; Observatório negou

14 mai 2024 às 13:52
Por: Portal Tarobá

Para comemorar o aniversário do Néias (Observatório de Feminicídio de Londrina), um memorial foi montado na sede da Câmara para homenagear as vítimas. Porém, o título usando a linguagem neutra, desagradou nove vereadores e o resultado foi a suspensão antes do prazo.


A exposição “Nenhume a Menos” celebra o aniversário de três anos do Néias destacando o nome e idade de 44 mulheres vítimas de feminicídio na cidade durante esse período.


Segundo a Câmara Municipal de Londrina, a retirada do memorial partiu de uma iniciativa do Néias, o que foi desmentido na sequência, por outra nota oficial. De acordo com as partes, os dois lados se reuniram para debater o tema. 


Confira a nota oficial da Câmara de Vereadores


A Diretoria-Geral da Câmara Municipal de Londrina (CML) informa que, seguindo uma solicitação formal da Procuradoria Especial da Mulher do legislativo e com autorização da direção, foi instalado, na semana passada, um memorial em homenagem às vítimas de feminicídio em nossa cidade. O memorial foi colocado em uma das recepções da CML pelo Néias, Observatório de Feminicídios Londrina.

Outras notícias

Batida frontal na BR-277 deixa um morto e uma criança ferida em Céu Azul

Funcionários e pacientes reclamam de presença de andarilhos em Centro Odontológico

IPTU 2025 vai aumentar em Londrina; distribuição dos carnês começa em janeiro

 

Durante a sessão plenária de 7 de maio de 2024, alguns vereadores utilizaram o espaço legislativo para manifestar descontentamento quanto ao uso de linguagem neutra no memorial. Este fato gerou discussões internas, culminando na criação de um abaixo-assinado, apoiado por 9 dos 19 vereadores, que repudia o emprego de termos sem marcação de gênero masculino ou feminino no memorial e solicita a imediata retirada do painel das dependências da câmara.

 

Diante das opiniões expressadas por parte dos parlamentares, a Diretoria-Geral da Câmara e a Procuradoria Especial da Mulher organizaram uma reunião com a presidente do Néias, Martha Ramírez-Gálvez, para discutir e expor o posicionamento de vereadores. Na reunião, foi sugerida a possibilidade de a procuradoria da mulher protocolar um requerimento, que seria apreciado em plenário, para oficializar a exposição do memorial. Esta proposta permitiria que os 19 vereadores votassem e decidissem sobre a continuidade do painel conforme está.

 

A proposta, contudo, foi rejeitada e o Néias optou pela retirada do manifesto. Reafirmamos nosso compromisso com o diálogo construtivo e respeitoso, e continuaremos trabalhando para garantir que a Câmara Municipal de Londrina seja um espaço de representação justa e equitativa para todos os cidadãos.

 

 

Leandro Rosa, diretor-geral.


Confira a nota oficial do Néias


Neias- Observatório de Feminicídios de Londrina vem a público retificar a informação divulgada pela direção da Câmara Municipal de Londrina (cml) sobre a retirada do memorial “nenhume a menos”, em homenagem às mulheres e meninas vítimas de feminicídio no município.  A retirada aconteceu na tarde desta segunda-feira (13) a pedido da direção da casa, conforme relatado pelas integrantes em coletiva de imprensa. Na nota divulgada pela direção da CML, porém, consta que partiu de Néias a opção de retirar o memorial, o que não corresponde aos fatos.

 

Na reunião com o diretor da casa, Leandro Rosa, ocorrida na quinta-feira (9), foi solicitada a retirada por conta de reações de alguns parlamentares à linguagem neutra utilizada pelo coletivo. Além da presidenta da entidade, Martha Ramírez, estavam presentes a advogada Paula Vicente, também integrante de Néias, e a assessora da vereadora Sônia Gimenez, Alessandra Félix. A proposta da procuradoria da mulher fazer requerimento para a manutenção do memorial e levar para votação do plenário partiu de Paula, ao que o diretor da CML respondeu que o memorial deveria ser retirado antes de se propor a votação. Esta possibilidade de retirada e posterior votação não foi acatada por Néias, por considerarmos um insulto a expulsão por si só.

 

Sem mais a esclarecer, colocamo-nos à disposição.

Néias-Observatório de Feminicídios Londrina

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Prazo para pedido de isenção do IPTU em Cambé se encerra na próxima semana

Cidade
Imagem de destaque

Carro suspeito de envolvimento em homicídio em Toledo é encontrado incendiado

Cidade

Câmera flagrou: ônibus bate em moto que atropela ciclista na zona oeste de Londrina

Cidade

Dois suspeitos são presos e um morre em operação que investiga atentado contra PM

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Últimas quatro pistolas desaparecidas são encontradas pelo Exército em Santo Antônio do Sudoeste

Cidade
Londrina e região

Celular de policial militar é encontrado em local onde ocorreu assalto misterioso

Cidade
Londrina e região

Onde está Rômulo? Sumiço de comerciante de Londrina completa duas semanas

Paraná
Paraná

Idosa de 72 anos é morta pelo marido de 77 anos em Guamiranga, nos Campos Gerais

Cidade
Cascavel e região

Mulher de 61 anos é espancada até a morte na Vila Pioneiro em Toledo

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.