Nesta sexta-feira (11), o 30º Batalhão de Polícia Militar (BPM) anunciou uma parceria com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU) para flagrar e identificar motociclistas que fazem parte do “rolezinho”, prática marcada por desrespeito às leis de trânsito.
No mês passado, o 30º BPM começou a receber denúncias de que um grupo de motociclistas estaria se reunindo na zona norte e realizando passeios por vários pontos da cidade. Segundo as queixas, as práticas são marcadas por desrespeito às leis de trânsito, manobras perigosas, perturbação do sossego e não possuem autorização da CMTU.
A partir de agora, a CMTU irá colaborar com o trabalho de videomonitoramento. Quando um servidor da central visualizar alguém cometendo uma infração de trânsito, vai acionar a Polícia Militar imediatamente.
O Capitão Emerson Castro cita algumas das infrações cometidas: “empinar a moto, acelerar a moto, que geralmente está com o escapamento alterado, andam sem placas. Tem placa adulterada ali também para que os radares não flagrem”.
Por meio do serviço de inteligência, o Batalhão monitorou e obteve informações dos participantes e dos organizadores. Com base nesses dados, organizaram uma operação que teve como alvo um passeio programado pelo grupo. Entretanto, os motociclistas foram avisados antes e ninguém apareceu no local.
Com a parceria da CMTU e a colaboração da população com denúncias, espera-se conseguir coibir esse tipo de prática em Londrina. “Para garantir que o sistema de inteligência não falhe, mesmo que eles se organizem de forma velada, de forma que a polícia não venha a perceber, nós estamos contando com o apoio da CMTU. É a nossa parceria nesse serviço de segurança no trânsito”, completou o Capitão.