Agentes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e estudantes de fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) farão uma caminhada pelo calçadão da instituição nesta sexta-feira (26), a partir das 10h, para alertar a comunidade universitária sobre as consequências da imprudência e de maus comportamentos no dia a dia das ruas.
O ponto de encontro da manifestação será a Biblioteca Central (BC), a partir de onde os participantes seguirão em rumos opostos em direção aos centros de estudos. Com a exibição de faixas, cartazes, cadeiras de rodas, muletas e andadores, além da distribuição de panfletos, eles buscarão sensibilizar para o alto número de mortos e feridos graves no trânsito.
Ao término da atividade, por volta das 11h30, alunos e agentes da CMTU se reunirão no entorno da faixa de pedestres em frente ao Restaurante Universitário (RU), local em que uma simulação de acidente e salvamento, com participação do serviço de emergência do Corpo de Bombeiros, promete chamar a atenção dos passantes.
A ação integra o projeto de extensão “Trânsito Seguro: aprendendo com cuidado, respeito e cidadania”, do departamento de Fisioterapia, que tem a CMTU como aliada e é coordenado pelo professor Flavio Guidotti.
A iniciativa tem como proposta conscientizar a população em geral, sobretudo os mais jovens, sobre os cuidados necessários no trânsito a fim de evitar acidentes. Iniciadas em março, as ações de cooperação entre CMTU e UEL preveem a realização de intervenções periódicas, como palestras em escolas e blitze educativas, com vistas à diminuição dos índices de sinistros.
Do início do ano até o dia 11 de julho, as vias da cidade contabilizaram 1685 acidentes, com 1964 pessoas envolvidas. As ocorrências resultaram em 31 óbitos, sendo que, ao lado da BR-369, a PR-445 - que dá acesso ao campus universitário - aparece como campeã no número de mortes, com três registros.