A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina implementou uma nova metodologia de limpeza de bueiros na cidade que, segundo a companhia, já está ajudando a reduzir a quantidade de entupimentos e alagamentos.
O problema é comum em Londrina, sendo agravado pela queda de folhas de árvores e, principalmente, pelo descarte irregular de lixo, como garrafas, copos plásticos e embalagens, conforme mostrado em um bueiro entupido na Rua Dr. Generoso Marques.
A nova abordagem é executada por uma equipe especial da CMTU, composta por três funcionários e um caminhão de hidrojateamento e sucção. O equipamento injeta água com pressão para desobstruir o bueiro e, em seguida, suga a sujeira ali acumulada.
Este trabalho passou a ser feito de forma preventiva, priorizando os pontos da cidade historicamente críticos de alagamento. De janeiro a setembro, mais de 900 galerias pluviais foram limpas.
Segundo Ricardo Ferreira, gerente de resíduos da companhia, a nova técnica já eliminou problemas antigos de alagamento em regiões como Vista Bela, Jardim Paraíso, Parque Leblon, Santa Joana e Santa Fé. O trabalho mostrou-se eficiente mesmo em dias de chuva intensa, como em fevereiro, quando o número de serviços dobrou em relação ao mesmo mês do ano passado.
A prefeitura reforça, no entanto, que a colaboração da população é essencial para o sucesso do novo método, pedindo que os moradores parem de descartar lixo nas ruas, que acaba inevitavelmente parando nas galerias pluviais.