A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU) iniciou a limpeza do Fundo de Vale do Ribeirão Quati nessa terça-feira (01). Para a tarefa, seis caminhões e duas máquinas estão em utilização.
Só no primeiro dia, foram retirados cerca de quatro caminhões de lixo do local.
O trabalho deve continuar nesta quarta (02) até que a área fique completamente limpa. A região tem muitas empresas e os proprietários se sentem aliviados com a ação, mas alertam para a necessidade constante manutenção do espaço.
André Fabrini, empresário, é enfático ao dizer que “não adianta eles só limparem; eles tem que manter o local limpo, principalmente no final da rua, onde ocorrem vários acidentes, por conta de lixo”.
No final do mês de junho, o Grupo Tarobá de Comunicação mostrou que a Rua Edmur Elias Neder era um verdadeiro lixão a céu aberto.
O cenário era de abandono e muita sujeira, com móveis, eletrodomésticos e recicláveis descartados de forma irregular no local.
A situação favorecia a proliferação de animais transmissores de doenças, o cometimento de furtos e o uso de drogas, principalmente à noite. Motivo de preocupação de empresários e moradores da região.
Na época, o 30º Batalhão de Polícia Militar (BPM) prometeu reforçar a segurança no local, com a justificativa de que “ali é palco de diversas ocorrências, tráfico de drogas, principalmente” como aponta o Capitão Castro.