Desde o dia 18 de Janeiro a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU) realiza limpeza de terrenos particulares abandonados na cidade. A região do Jardim Colúmbia, na Zona Oeste de Londrina, foi a região com o maior número de áreas registradas.
Até o último 31 de Março, 243 terrenos já haviam sido limpos, capinados e roçados. Tal número soma o equivalente a 230 mil metros quadrados, fato que supreendeu a própria CMTU. No ano passado, considerando o período anual, a Companhia limpou cerca de 1.476 terrenos, numa área que corresponde a 906 mil e seiscentos metros quadrados.
A CMTU observa que a manutenção destes terrenos, incluindo a calçada, é de responsabilidade dos proprietários. Assim, a Companhia notifica os donos dos terrenos que, não atendendo aos prazos de regularização, têm as áreas limpas por uma empresa tercerizada que cobra pelo serviço.
Álvaro do Nascimento, gerente de operações da CMTU, chama de má fé o descaso dos proprietários e diz que em tempos de combate à dengue a situação é de entristecer.