O cruzamento entre as Ruas Marechal Floriano e Pernambuco, em Cascavel, recebeu uma nova rotatória nesta manhã, para a satisfação dos moradores. A intervenção faz parte do plano de mobilidade da cidade, visando organizar o trânsito e reduzir acidentes.
Com a implantação, Cascavel passa a contar com 29 rotatórias. A cidade tem apostado em dispositivos do tipo, como a grande rotatória na revitalizada Avenida Assunção, para diminuir a velocidade e aumentar a segurança. A nutricionista Marli Pereira da Silva afirmou que já presenciou muitos acidentes no local.
Nem todas as rotatórias têm cumprido seu papel. No primeiro semestre, a da Rua Olindo Periollo com a Rua Rocha Pombo, no bairro Pacaembu, registrou 9 acidentes, a maioria do tipo "colisão transversal".
Para que a rotatória funcione corretamente, os motoristas precisam saber usá-la. A educadora de trânsito da Transitar, Luciane de Moura, explica que a regra de preferência é fundamental: “É obrigatório dar preferência a quem já circula pela rotatória”. Também é necessário dar passagem aos pedestres e contornar o dispositivo sem cruzar em linha reta.