Cidade

Com 348 casos de chikungunya, saúde fará vistorias em quase 5 mil casos

14 fev 2025 às 12:16

O avanço da chikungunya tem preocupado as autoridades de saúde em Cascavel. O mais recente boletim epidemiológico aponta que o município já soma 348 casos confirmados da doença, um aumento de 61 registros em relação à semana passada. Além disso, há 175 casos prováveis aguardando confirmação, o que pode elevar ainda mais os números nos próximos dias.


A médica da Vigilância em Saúde, Rozane Campiol, destaca que a região norte segue concentrando a maior parte das ocorrências, com destaque para o bairro Brasmadeira, que sozinho já registra 231 casos. Os primeiros diagnósticos no município foram confirmados nessa área, o que levou a intensificação das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença. Embora as medidas preventivas sejam realizadas em toda a cidade, a prioridade segue sendo a região norte, para evitar que o surto se espalhe para outras áreas.


Além da chikungunya, Cascavel também monitora 57 casos de dengue e mantém atenção ao zika vírus, especialmente por causa dos riscos para gestantes. As autoridades reforçam a importância da prevenção, eliminando possíveis criadouros do mosquito transmissor.