Uma nova era de transporte sustentável começa em Cascavel. Na noite de ontem, a cidade inaugurou um novo eletroterminal que já conta com 15 ônibus elétricos, prometendo uma significativa redução na emissão de poluentes.
Nesses ônibus, a expectativa é que cerca de 110 mil quilos de dióxido de carbono deixem de ser emitidos anualmente. Para se ter uma ideia do impacto positivo, isso equivale ao plantio de 770 árvores.
Esses veículos representam 10% da frota municipal e trazem não apenas benefícios ao meio ambiente, oferecem comodidades como Wi-Fi e, principalmente, um percurso silencioso, mas também ao conforto dos passageiros.
A energia necessária para alimentar os ônibus virá de uma usina local com 5 mil placas solares instaladas no aterro sanitário,. Com um plano a energia será convertida em créditos . Esses créditos poderão ser utilizados dentro do município, proporcionando um ciclo sustentável e econômico
O terminal consegue abastecer até 14 ônibus simultaneamente, em um período de 3 a 4 horas. Uma bateria completa do veículo tem autonomia de 270 quilômetros diários.
Esta iniciativa foi possível devido a uma parceria com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, o BRDE, que viabilizou os recursos para esse projeto inovador.
Durante o evento também foi anunciado crédito por parte do governo Estadual para compra de mais 15 ônibus elétricos para Cascavel. A documentação será iniciada ainda este ano.
A nova frota representa um avanço significativo na mobilidade urbana e no compromisso com a sustentabilidade. E para conduzir essa revolução, motoristas treinados estão prontos para oferecer um serviço de qualidade à população.
E quem foi conhecer os novos ônibus aprovou a novidade.