Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Cascavel e região

Com paralisia cerebral, jovem se forma em Serviço Social e emociona a família

Aos 31 anos, Jonathan Carlos Herkert concluiu a graduação em uma jornada de nove anos marcada por dedicação e apoio de professores e colegas da Unioeste, em Toledo.
19 set 2025 às 15:47
Por: Portal Tarobá

Com um sorriso no rosto e o diploma nas mãos, Jonathan Carlos Herkert, de 31 anos, celebrou uma das maiores conquistas de sua vida: a formatura no curso de Serviço Social pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo. Para ele, o diploma é a prova de que as limitações físicas nunca o impediram de ir em busca de seus sonhos.


Jonathan tem paralisia cerebral e osteoporose severa. No início do curso, ele frequentou as aulas presencialmente, mas, com a piora de seu estado de saúde, as aulas se tornaram remotas. Quatro vezes por semana, uma professora ia até a casa dele para o acompanhamento. Leituras e estudos eram feitos por audiobook. Segundo a professora Doralice Conceição Pizzo Diniz, ele sempre foi um estudante exigente com o próprio aprendizado e demonstrava grande facilidade de compreensão e uma memória impressionante.


A formatura foi um momento de grande emoção. Mesmo acamado, Jonathan acompanhou a colação de grau pela televisão, vestido com a beca. Para que ele pudesse participar do evento, um aparelho transmitia sua imagem em uma cadeira ao lado dos colegas. A mãe de Jonathan, Sirlene Ferreira Herkert, expressou sua felicidade e o orgulho que sente pela dedicação do filho ao longo dos nove anos de estudos.


Para Jonathan, o ambiente acadêmico ofereceu muito mais do que uma formação profissional. Ele encontrou na universidade um local de acolhimento e respeito, onde sentiu que encontrou a sua vocação e seu lugar no mundo. A diretora-geral da Unioeste, Patrícia Sala, ressaltou que Jonathan também ensinou muito a todos, mostrando o valor da perseverança.


A Unioeste de Toledo conta com o Programa de Educação Especial (PEE), que oferece suporte a pessoas com necessidades especiais. A coordenadora do programa, Isabel Cristina Theiss, destacou a alegria em ver a formação de alunos com limitações físicas ou motoras. Se depender de Jonathan, a jornada acadêmica não para por aqui. Ele já planeja fazer mestrado e doutorado, deixando um legado de que muitos sonhos estão a apenas uma decisão de distância.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Moradores da Rua Guaporé denunciam encontros ilegais de carros em posto de gasolina

Cidade
Imagem de destaque

Estado autoriza mais de R$ 5 milhões para atendimento no Hospital do Câncer de Londrina

Cidade

Câmara acelera discussão sobre aumento do IPTU em Cascavel para 2026

Cidade

Moradores cobram mais segurança após novo assalto em plena luz do dia em Cascavel

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Com alerta vermelho para tempestades severas, Defesa Civil de Londrina orienta população

Brasil e mundo
Brasil

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Cidade
Londrina e região

Alerta de sequestro em Londrina era desentendimento comercial, confirma PM

Cidade

Câmeras registram chegada e saída de suspeito em sítio onde Fábio Henrique foi morto

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 42 | A Comunicação Liberta | Jeniffer Koyama

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.