Cidade

Comerciantes e moradores do Limoeiro reclamam de desligamentos de energia

20 nov 2025 às 12:13

O fornecimento de energia no Limoeiro, em Londrina, será interrompido neste domingo (23) devido a um reforço que a Copel fará na rede elétrica, com o objetivo de ampliar a oferta de energia para unidades do Sistema Tibagi, da Sanepar, responsável pela captação e distribuição de água.


A manutenção, comumente realizada aos domingos, tem gerado reclamações de moradores e comerciantes da região, que pedem que os serviços passem a ocorrer em dias de semana, quando o movimento e o faturamento são menores.


Para os comerciantes, o desligamento deste domingo representa o quinto fim de semana consecutivo sem vendas, que foi afetada por finais de semana de chuva e queda de energia. 


Cerca de 40 comerciantes locais serão diretamente prejudicados com a falta de energia, conforme aponta Kelly Nagahara, artesã e organizadora da Parada do Limoeiro. Até mesmo eventos tradicionais, como o leilão rural da Capela do Limoeiro, afetado recentemente pela queda de uma árvore, podem ser comprometidos, segundo Vilson Brandão, coordenador da capela.


A Sanepar alerta que, devido à obra da Copel na Estrada do Limoeiro, o abastecimento de água em Londrina e Cambé será paralisado no domingo. O serviço está programado para ocorrer das 8h às 17h, e o fornecimento será retomado a partir das 19h, com normalização gradual prevista entre a madrugada e a manhã de segunda-feira (24). A população é orientada a priorizar o uso da água tratada para alimentação e higiene pessoal. Em caso de chuva, o serviço poderá ser adiado.


Os comerciantes pedem atenção da Copel e da Sanepar na programação de desligamentos, considerando que o Limoeiro se tornou uma importante rota de turismo gastronômico na cidade.