Cidade

Câmara aprova Comissão Processante que pode cassar vereadora Mara Boca Aberta

29 fev 2024 às 19:29

Após votação sobre as representações contra a vereadora Mara Boca Aberta, na Câmara de Vereadores de Londrina, uma das denúncias foi aceita pelos parlamentares, por 11 votos a 7. Com isso, será aberta uma Comissão Processante contra a vereadora, o que pode levar à cassação do mandato desta legislatura. 


A denúncia alega “possível ato criminoso diante da justiça eleitoral", "malversação de recursos públicos do fundo especial de financiamento de campanha e abuso de poder em campanha eleitoral” e "favorecimento pessoal de terceiro nomeado como assessor parlamentar da vereadora".


Outras duas denúncias foram rejeitadas pelos vereadores. Uma acusa a vereadora de nepotismo por, supostamente, ter contratado a própria nora como assessora de gabinete. Mara também foi acusada de quebra de decoro parlamentar, ao apresentar emenda ao projeto de lei alterador da Lei da Cidade Limpa “para benefício próprio”. Nessa última representação, nenhum vereador votou a favor. 


Votaram a favor da Comissão Processante contra Mara Boca Aberta, os seguinte vereadores: 


Daniele Ziober - PP

Deivid Wisley - Republicanos

Eduardo Tominaga - PSD

Emanoel Gomes - Republicanos

Giovani Mattos - PSC

Lenir de Assis - PT

Mestre Madureira - PP

Nantes - PP

Profª Flavia Cabral - PP

Profª Sonia Gimenez - PSB

Santão - PSC


A comissão tem até 90 dias para concluir os trabalhos e apresentar os resultados em plenário, após isso será realizado o julgamento, que decidirá pela absolvição ou condenação. Caso condenada, Mara Boca Aberta terá o mandato de vereadora cassado.