Cidade

Comissão de saúde debate projeto de concessão do Hospital de Retaguarda de Cascavel

07 jul 2023 às 12:46

O clima esquentou na Câmara de Vereadores. Em pauta, o futuro do Hospital de Retaguarda de Cascavel. A prefeitura enviou à câmara um projeto que permitiria passar a gestão da unidade para uma empresa privada.


Pelo texto, a concessão seria por um prazo de dez anos. A empresa seria responsável por tudo, desde a contratação de funcionários à manutenção da estrutura. A justificativa da prefeitura é a falta de recursos para manter a unidade em pleno funcionamento.


Um dos pontos mais criticados é a quantidade de atendimentos que seriam oferecidos pelo SUS. O projeto determina que 60% dos atendimentos devem ser gratuitos. O ministério público defende que 100% sejam do sus.


O diretor da Sesa rebateu e disse que a maioria dos hospitais do parana funciona no mesmo modelo, com atendimentos públicos e particulares.


Outro ponto debatido foi o futuro dos funcionários do Hospital de Retaguarda. São mais de 200 trabalhadores. O diretor do consamu, que administra o hospital, disse que eles seriam remanejados para outras unidades.


O projeto ainda está em análise. A comissão de saúde deve dar o parecer favorável nesta tarde.