Cidade

Comissão visita estação de tratamento da Sanepar para identificar problemas

19 dez 2023 às 19:36

Após o registro de várias reclamações de moradores em Londrina, devido o gosto ruim e o odor da água fornecida pela Sanepar, uma comissão formada por representantes da prefeitura e da câmara visitaram a estação de tratamento, na zona leste, na tarde desta terça-feira (19).

 

A estação atende principalmente a região leste, mas também uma parte das regiões oeste e sul de Londrina. Os diretores da Sanepar acompanharam a visita da comissão composta pelo secretário de Planejamento, Marcelo Canhada, secretário de Saúde Felippe Machado e a promotora de Saúde do Ministério Público, Susana Lacerda.

 

Ao final da vistoria, o secretário de Saúde afirmou que não é possível afirmar se houve um aumento de pessoas procurando atendimento em unidades de saúde por conta do consumo da água. “É inegável o número de reclamações que nós tivemos nos últimos dias, em decorrência dos episódios acontecidos com a qualidade da água nos domicílios dos londrinenses. Por isso, nossa equipe de vigilância veio até aqui e eu acompanhei isso presencialmente”, explicou Felippe.

 

Ainda de acordo com o secretário, a equipe fez a coleta da água dos reservatórios, em dois pontos diferentes, para realizar uma análise laboratorial que vai verificar se está própria para o consumo.

 

Antônio Gil Gameiro, gerente geral da Sanepar assumiu que houve a percepção do cheiro e gosto no último sábado, e que desde então um processo alternativo de tratamento foi iniciado. “Nós então trouxemos novos equipamentos para melhorar esse processo já amortizando o efeito. Hoje, a estação de tratamento já está tratando dentro da normalidade de água em relação ao gosto e sabor.

 

O diretor explicou ainda que os técnicos perceberam que o gosto e cheiro estava vindo na água do rio Tibagi estão há alguns dias tentando identificar a origem da alteração.