Cidade

Concerto barroco encerra nesta semana a 9ª Maratona Flauta e Fole em Londrina

03 dez 2025 às 15:46

A 9ª Maratona Flauta e Fole chega ao seu momento mais especial com um concerto barroco que marca o encerramento oficial do projeto em 2025. A apresentação será realizada no dia 5 de dezembro, às 19h30, na Paróquia Imaculada Conceição, em Londrina, com entrada gratuita.


A noite será dedicada à música barroca, à convivência e à celebração do aprendizado construído ao longo de toda a Maratona. O concerto reúne os músicos: Gonzalo Rebeläto, no contínuo, Arthur Alves, no violoncelo, Daniel Sebrian, na teorba e Gabriel Schmidt dos Santos na flauta doce. 


Desde tempos outros, os mesmos músicos que improvisavam uns com os outros também performavam aos monarcas em templos e regiam formações musicais em missas e comemorações da igreja. Com o passar do tempo, essas funções foram separadas da concepção de músico, formando categorias diferentes e diversidade musical ao longo da história. 


“Levar essa música - que toca, educa, compartilha e, de novo, toca, é uma missão eterna passada de um músico a outro. Permitir que todas as pessoas tenham acesso a ela, é estabelecer um convite milagroso, que transporta e dá à mente todos os sonhos do mundo”, afirma o músico Gonzalo Rebeläto.


A abertura ficará por conta da Orquestra Sanfônica Flauta e Fole, que apresentará um repertório especial de músicas natalinas, preparando o público para o clima de final de ano. Também sobem ao palco alunos do projeto – crianças, jovens e adultos –, celebrando juntos o encerramento da 9ª edição da Maratona Flauta e Fole em Londrina e evidenciando o caráter formativo e inclusivo da iniciativa.


“Será uma noite para agradecer, celebrar e se encantar com a força transformadora da música”, destaca a coordenadora e diretora pedagógica do projeto, Luciana Schmidt.


A 9ª Maratona Flauta e Fole levou música a diversos espaços públicos de Londrina ao longo do ano.  As apresentações começaram em março e incluíram palestras, aulas presenciais, seminários online, apresentação com músicas juninas em escola pública, apresentação musical no Teatro Villa Rica, shoppings e em hospitais. Mais de 150 alunos de flauta doce e acordeom participaram e se apresentaram nas atividades promovidas pela iniciativa. O projeto possui patrocínio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e pode receber o apoio da comunidade por meio da destinação de parte do Imposto de Renda.  Para saber mais, basta acompanhar o projeto pelo instagram @maratonaflautaefole  e enviar uma mensagem.