Para homenagear às vítimas do acidente aéreo 2283, será realizado neste domingo (11) um concerto especial, às 20h, na Catedral Nossa Senhora Aparecida, no Centro da cidade.
O recital será comandando pela Camerata Antiqua de Curitiba.
O grupo formado por coro e orquestra apresentará um repertório preparado especialmente para a ocasião em uma homenagem _in memorian_ em forma de música.
Originalmente, o evento fazia parte da turnê 2024 da Camerata e estava programado para acontecer no Teatro Municipal Sefrin Filho.
No entanto, em função das recentes circunstâncias, o concerto foi transferido para a Catedral e seu repertório foi adaptado para incluir homenagens às vítimas.
As alterações foram firmadas na manhã de hoje (10) após reuniões entre a Fundação Cultural de Curitiba, o Instituto Curitiba de Arte e Cultura, e a Secretaria de Cultura de Cascavel.
Os prefeitos de Cascavel, Leonaldo Paranhos e o de Curitiba, Rafael Greca, também estiveram em contato para discutir os preparativos.
Programa
O concerto contará com a execução de peças emblemáticas para o momento. A Lacrimosa, do Réquiem de Mozart, e do Credo em Mi Menor, de Antonio Vivaldi, para este concerto em homenagem às vítimas do acidente aéreo, carregam um profundo significado. Lacrimosa, com sua melodia profundamente emocional e seu contexto de luto, é uma das mais emblemáticas expressões musicais do sentimento de perda. Já a obra de Vivaldi, reforça a fé e a esperança em meio à dor.