Na região metropolitana de Londrina, a cidade de Jataizinho fica às margens do Rio Tibagi e é cortada pela BR-369. O município tem cerca de 12 mil habitantes e mantém o ritmo tranquilo de interior, mas com raízes profundas na história do Paraná.
O primeiro registro escrito sobre o local é de 8 de agosto de 1855, há quase 200 anos. Um desbravador italiano, o Frei Timotheo de Castelnuovo, que fundou a colônia de São Pedro de Alcântara com grupos indígenas da região.
No século XIX, a região era ponto de passagem para quem seguia para o Mato Grosso e também para as tropas no combate durante a guerra do Paraguai.
Nesse vai e vem, muita gente ficava. Assim, famílias eram construídas no local, que se tornou uma referência em produção de cerâmica.
A tradição segue viva nas festas populares, como a celebração de São Pedro, o padroeiro da cidade. Na praça central, um monumento homenageia o fundador da primeira colônia, em 1855. A cidade possui um museu histórico, que guarda documentos, objetos e fotografias da época da colonização.
Além da história, Jataizinho aposta no turismo com o Rio Tibagi, que virou ponto de encontros nos fins de semana com chácaras, ranchos e ilhas que movimentam a economia local.
Jataizinho faz parte da história da Tarobá, que completa 29 anos neste mês. Para comemorar, a emissora está visitando municípios que fazem parte da cobertura de transmissão.