Entre esta quinta (19) e sexta-feira (20), o Conselho Tutelar Sul realizou a mudança para sua nova sede. O novo espaço, totalmente revitalizado, fica na Rua Francisco Merigue, 89, Jardim Esperança, e anteriormente era ocupado pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Rural. O atendimento presencial da unidade será retomado na segunda-feira (23), das 8h às 14h, por conta do horário estabelecido para o funcionamento dos serviços municipais no período de fim de ano. Geralmente, a sede do Conselho Tutelar abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O mesmo horário do dia 23 será adotado também no dia 30.
Dentre os cinco Conselhos Tutelares de Londrina, apenas o da zona sul não possuía um imóvel próprio. A conselheira tutelar Elen Luz conta que a transferência foi realizada devido à necessidade de se aprimorar a estrutura do ambiente, além de facilitar o atendimento e o acesso para os usuários.
“Agora, o acesso de toda a população que a gente precisa atender vai ser facilitado. Isso inclui todas as pessoas que querem acessar o Conselho Tutelar, seja porque foram notificadas para o comparecimento, seja para fazer uma notificação de suspeita de violação. Nós estamos lá disponíveis para o atendimento e para orientar e fornecer informações sobre os direitos da criança e do adolescente”, frisou Luz.
A nova sede recebeu pintura interna e externa, feita pela equipe de manutenção da Secretaria Municipal de Assistência Social, além da revisão da parte elétrica e de lógica e adequação de salas e portas novas.
Também houve a manutenção predial executada por uma empresa terceirizada, abrangendo a instalação de uma janela, uma porta de ferro na cozinha, soleiras, piso tátil e pintura da calçada. O investimento total foi de R$ 14.338,43.
“Como no novo espaço antes funcionava o Cras Rural, foi tudo reformado e adaptado para o Conselho Tutelar”, frisou a conselheira. “Temos sala de atendimento reservada, respeitando o sigilo que deve existir no atendimento, as paredes foram todas pintadas num tom pastel leve, que também acalma, e contamos com sala compartilhada e outras estruturas. Esse é o atendimento que a população londrinense merece”.
Segundo ela, essas melhorias são de extrema importância para um atendimento qualificado e digno. “Nossas expectativas são as melhores possíveis. Nós estamos muito felizes e procurando deixar o espaço o mais agradável e acolhedor possível. Nossas famílias, nossas crianças e adolescentes merecem sempre o melhor”, concluiu.
Cras Rural – Agora localizado na Rua Pedro Martins, 176, Conjunto Habitacional Saltinho, o Cras Rural teve a mudança de sua unidade em setembro de 2024, trazendo maior qualidade na oferta de atendimento à população devido à melhoria e ampliação do espaço.
A nova sede conta com estacionamento ampliado com capacidade de alocar a frota de veículos da unidade, bem como os veículos dos funcionários e dos usuários do serviço. Além disso, possui rampa de acessibilidade, banheiros adaptados e de uso exclusivo dos usuários, e ar-condicionado em todos os ambientes.
Outra conquista são as salas exclusivas do Cadastro Único e de permanência da equipe técnica, sendo que, na antiga unidade, os espaços eram compartilhados, dificultando a dinâmica de trabalho. A nova sede recebeu ainda a ampliação de banheiros exclusivos para funcionários, sala de coordenação e sala para reunião de equipe.
O grande destaque se dá para a sala de atendimento aos usuários, que proporciona um ambiente acolhedor, sigiloso e de escuta qualificada para melhor atendimento às famílias referenciadas.