Cidade

Consulta pública define expansão de colégios cívico-militares e escolas terceirizadas no Paraná

20 nov 2025 às 12:11

A consulta pública realizada pelo Governo do Estado chegou ao fim e definiu os rumos da expansão dos modelos cívico-militar e Parceiro da Escola na rede estadual. Ao todo, o Paraná terá 33 novos colégios cívico-militares e 14 escolas com gestão terceirizada, segundo a Secretaria de Estado da Educação.


A votação envolveu 146 escolas, sendo 50 consultadas sobre a possibilidade de adoção do modelo cívico-militar — dessas, 33 aprovaram o projeto. A principal novidade é a inclusão de escolas de tempo integral, que passam agora a integrar o sistema.


Em Cascavel, a única escola consultada, o Colégio Estadual Andreia Neres dos Santos, no bairro Riviera, aprovou a mudança e deve se tornar o sexto colégio cívico-militar do município.


Já sobre o programa Parceiro da Escola, que transfere a gestão administrativa das instituições para uma empresa privada contratada pelo Estado, 96 escolas foram consultadas. O modelo foi aprovado diretamente pela comunidade escolar em duas unidades. Outras 12 escolas serão incluídas por critérios técnicos, já que a votação não atingiu o quórum mínimo de 50% de participação exigido pelo regulamento.


Em Cascavel, mais uma vez, a comunidade escolar do Colégio Estadual Olinda Truffa de Carvalho rejeitou o programa, repetindo a decisão do ano passado.


A Secretaria da Educação deve divulgar, nos próximos dias, o cronograma de implantação e as orientações para as escolas que farão parte dos novos modelos a partir de 2026.