Na manhã desta terça-feira (21), Jessica Pieri, Chefe do Núcleo Regional de Educação, explicou em participação no Jornal Primeira Hora sobre a consulta pública lançada pelo governo estadual sobre a adesão de escolas estaduais de ensino regular ao modelo cívico-militar.
Pieri define a consulta como um processo democrático e ressalta a importância dos votos. "Cada um tem o seu entendimento [...] então é importante ir lá votar nos dias 28 ou 29", explica.
O edital foi lançado para o ano letivo de 2024. São 127 escolas, listadas no edital (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio), para decidir sobre a adesão, abrangendo aproximadamente 80 mil alunos da rede estadual. Em Londrina, 15 colégios são cotados para o modelo; a cidade já possui 17 escolas cívico-militares.
A votação acontece nos dias 28 e 29 de novembro, nas próprias escolas listadas, contando com a participação de professores, funcionários e pais de alunos matriculados na instituição. Estudantes maiores de 16 anos – conforme estabelecido em edital – também participam do pleito e, para votar, é necessário levar documento pessoal com foto.
Os responsáveis terão direito a um voto por filho menor de idade matriculado na escola. Votará somente um responsável por Código Geral de Matrícula (CGM) do estudante. O resultado da votação deve ser divulgado no dia 5 de dezembro.
Confira o edital da Chamada Pública AQUI.