Cidade

Contrariando expectativas, Londrina pode não atingir 580 mil habitantes

20 fev 2023 às 17:16

Londrina pode perder para Florianópolis o título de 4ª maior cidade do sul do Brasil, segundo aponta dados parciais do Censo 2022 do IBGE. A estimativa é que o município atinja 565 mil habitantes.


Até agora, 95% dos domicílios foram recenseados. Se o número se confirmar até o fim dos trabalhos, o município não vai alcalçar a projeção inicial de 580 mil moradores.


“Praticamente todo o território já foi percorrido. Atualmente estamos trabalhando naqueles domicílios que foram constatados moradores, mas ainda não conseguimos fazer a entrevista. Isso totaliza cerca de 9.400 domicílios”, disse o técnico de pesquisa do IBGE, Fábio Fujimoto.

 

Em 2010, Londrina já tinha perdido o posto de 3ª cidade mais populosa entre os estados do sul para Joinville. Naquele censo, o município tinha com 506 mil moradores.


Fora o dado populacional, o IBGE apontou que de lá para cá, o número de imóveis cresceu, mas a quantidade de habitantes por domicílio diminuiu, e a população ficou mais espalhada.

 

Em todo país, um percentual de cidades deve encolher. É o caso de Tamarana e Porecatu, que poderão ter - com isso - redução no repasse do FPM - o Fundo de Participação dos Municípios.


Há casos de crescimento acima da projeção, como as cidades também paranaenses Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, e Mandaguaçu, na região de Maringá.


Os trabalhos ainda não terminaram. Já foram três adiamentos do censo e uma nova data da divulgação foi estipulada para os resultados definitivos. Em abril, será possível saber com certeza quantos habitantes Londrina tem.