No dia 28 de setembro, o Hospital Universitário do Oeste do Paraná realizará a “Corrida pela Vida”, evento que une esporte, saúde e solidariedade para conscientizar sobre a doação de órgãos.
O evento terá duas modalidades: caminhada de 3 km e corrida de 5 km. A expectativa é reunir profissionais da saúde, pacientes transplantados, familiares de doadores e toda a comunidade em um movimento pela vida.
Alexandre Webber, da Unioeste, destacou que o objetivo é chamar a atenção da população e aumentar o número de doadores. Ele ressaltou que o HUOP é referência na doação de órgãos.
Desde 2006, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante contabiliza mais de mil doações. Com 83% de aceitação familiar nas autorizações, o hospital se destaca como referência nacional em captação de órgãos.
Em 2024, foram 88 doações e, entre janeiro e junho de 2025, já foram realizadas 72 doações, superando a média brasileira e demonstrando comprometimento e empatia.
Vanilto Dipicoli, transplantado renal que recebeu um rim da mãe, é um representante da causa e usa o esporte como ferramenta para multiplicar esperança. Ele relata: “Eu descobri o problema renal aos 18 anos, passei por um processo de hemodiálise por um ano e, em 2010, fiz o transplante. Cerca de seis anos depois, iniciei na corrida como atleta. Muitas vezes, a doação de órgãos é esquecida e pouco discutida. Atualmente, cerca de 60 mil pessoas estão na fila para doação.”
As inscrições para a corrida estarão abertas de 5 de agosto a 21 de setembro.