Cidade

Cortes em verbas municipais ameaçam assistência a crianças e adolescentes

24 set 2025 às 15:58

Um documento da Secretaria de Assistência Social de Londrina alertou para o contingenciamento de verbas destinadas a diversas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que prestam serviços a crianças e adolescentes no município. A medida de contenção orçamentária pode afetar o acesso a atividades culturais, artísticas, música, além de alimentação e cursos oferecidos por essas instituições.


Segundo Márcia Gonçalves, gerente de projetos da Epesmel (Escola Profissional e Social do Menor de Londrina), o corte nos recursos pode impactar diretamente o atendimento a jovens em situação de vulnerabilidade. Entre as entidades que podem ser afetadas estão a Guarda Mirim, a própria Epesmel, a Casa do Caminho, o Clube das Mães Unidas e outras dez organizações.


Cláudio Melo, gerente geral de projetos sociais e presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, explica que o documento destaca a urgência em manter as parcerias. No entanto, o conselho ainda não tem informações sobre a possibilidade de um chamamento público, que poderia ser uma alternativa para a captação de recursos através de parcerias com a iniciativa privada.


Apesar do alerta, o município ainda não definiu quais serão os impactos exatos da medida, o que mantém as entidades e as famílias em estado de incerteza sobre a continuidade dos serviços.