Cidade

Criança de nove anos se destaca com desenvolvimento de ecobags sustentáveis

03 mai 2024 às 13:49

Uma criança de apenas nove anos, no quinto ano do ensino fundamental da Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico, na zona leste de Londrina, se tornou destaque ao pensar em uma solução para o descarte de sacolas de plástico. O pequeno Benjamin desenvolveu uma Ecobag utilizando com camisetas velhas.

 

Com o auxílio e orientação da professora Lucymary Ribeiro Kumtz, a ideia virou um projeto de pesquisa científica. A construção do artigo é parecida ao de uma universidade, com problemática, temática do projeto, justificativa e objetivos traçados. Por conta disso, o garoto recebeu um incentivo de R$ 300 do Governo Federal.

 

A escola já possui um histórico de trabalhar com os alunos o incentivo à pesquisa e solução de problemas. Os projetos são desenvolvidos em parceria com o IFPR (Instituto Federal do Paraná) e a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).

 

A ideia do projeto de Benjamin é trabalhar a sustentabilidade e o empreendedorismo. A meta do trabalho é produzir mais de 500 sacolas que serão usadas como presente do dia das mães. Além da Ecobag, o pacote do presente será feito com garrafa pet, que se não descartadas corretamente, podem causar danos ao meio-ambiente.