Cidade

Crianças são encontradas sozinhas em rio e responsáveis acabam presas em flagrante

20 jan 2026 às 07:21

Uma denúncia anônima levou a Polícia Militar até o bairro Boa Esperança em Toledo, na tarde de segunda-feira (19), após a informação de que crianças estariam tomando banho em um rio sem a presença de adultos. A equipe chegou ao local por volta das 16h25 e confirmou a situação de risco.


Inicialmente, os policiais visualizaram três crianças dentro do rio, sozinhas, sem qualquer responsável por perto. Ao serem questionadas, elas informaram que havia outras crianças mais acima do curso d’água. Poucos minutos depois, cerca de cinco minutos após a chegada da viatura, as responsáveis legais apareceram no local.


As mulheres alegaram que teriam se afastado por um curto período, de aproximadamente cinco minutos. No entanto, a versão não condiz com o que foi apurado, já que a denúncia foi registrada às 16h15 e, dez minutos depois, as crianças ainda estavam desacompanhadas em ambiente aquático, o que caracteriza situação de risco iminente à vida e à integridade física.


Diante do caso, o Conselho Tutelar foi acionado e adotou as medidas administrativas cabíveis. As crianças ficaram sob a responsabilidade de um adulto indicado no local.


Segundo a polícia, a conduta das responsáveis configura negligência grave, enquadrada como situação de risco prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente. Com base nos fatos observados, foi dada voz de prisão em flagrante às responsáveis pelo crime de abandono de incapaz.


As mulheres foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil, onde ficaram à disposição da autoridade policial para as providências legais.