Cidade

Crise no abastecimento piora e rodízio é prorrogado em Goioerê

28 jun 2024 às 12:38

Desde o dia três maio o município de Goioerê enfrenta o rodízio de água. São quase dois meses em que a população tem vivido dias de muito transtorno devido à crise no abastecimento. Nossa equipe já esteve lá para mostrar a situação que nos últimos dias piorou. Agora o rodízio foi mais uma vez prorrogado. 


A água vai continuar a ser um artigo raro em Goioerê. A Sanepar decidiu prorrogar a programação de rodízio no município durante o mês de julho. Desde maio, a cidade foi dividida em cinco setores que estão com o fornecimento de água interrompido um dia da semana. Reduzir o consumo foi a solução que a companhia encontrou para lidar com uma das maiores crises hídricas de Goioerê. A cidade, de 29 mil habitantes, é abastecida por poços artesianos e a falta de chuva reduziu a capacidade de fornecimento.


A programação de fechamento dos setores será feita de segunda a sexta-feira, do dia 01 até 31 de julho. O horário da interrupção do fornecimento de água será sempre das 8 horas às 22 horas, com previsão de normalização a partir das 8 horas da manhã do dia seguinte. 


Mesmo com essa programação, alguns moradores relataram que ficaram sem água também em dias fora do rodízio. 


O atendimento com caminhões-pipas em escolas, creches, postos e hospitais de saúde e delegacia, vai continuar sendo feito pela Sanepar. Além disso, a companhia de abastecimento busca alternativas para minimizar os impactos da redução da vazão dos mananciais no sistema de abastecimento.