Todos os locais
Todos os locais
Cidade

Curso de instalação e manutenção qualifica privados de liberdade em Cascavel

01 nov 2024 às 17:12
Por: Policia Penal

A Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro - Unidade de Progressão (PIMP-UP), em Cascavel, foi palco de uma capacitação voltada para pessoas privadas de liberdade (PPLs) que buscam qualificação profissional para a reintegração à sociedade e ao mercado de trabalho. Em uma parceria entre o Conselho da Comunidade de Cascavel e a Polícia Penal do Paraná (PPPR), 12 apenados participaram do curso de instalação e manutenção de ar-condicionado, que teve início no mês passado e foi concluído nesta sexta-feira (1º).


Com carga total de 24 horas, a capacitação foi dividida em oito horas de teoria e o restante de prática, distribuídas em seis encontros. As PPLs foram orientadas pelo técnico e instrutor Maicon Antônio de Moura, contratado pelo Conselho da Comunidade, que compartilhou conhecimentos tanto sobre o mercado de trabalho quanto sobre os aspectos técnicos da profissão.


Na parte teórica, os participantes estudaram as diferenças de instalação de equipamentos, ferramentas utilizadas, materiais necessários, principais defeitos dos aparelhos e precificação dos serviços. Já durante as aulas práticas, os alunos realizaram manutenções completas e higienização de oito aparelhos de ar-condicionado, inclusive de dois aparelhos da própria unidade que estavam fora de uso, além de instalarem três novos dispositivos.


Para o presidente do Conselho da Comunidade de Cascavel, Jair Dutra, iniciativas como essa são fundamentais para o processo de reintegração social dos internos. “A educação pode ser transformadora na vida das pessoas. Todas elas, após cumprirem as penas impostas pelo Poder Judiciário, retornarão para o convívio em sociedade, então é preciso que elas estejam qualificadas e capacitadas para o mercado de trabalho, reduzindo, desta forma, os índices de reincidência criminal e colaborando com a segurança pública”, destacou.


O instrutor do curso também ressaltou a relevância dessa profissão, que é cada vez mais procurada e apresenta boa rentabilidade, com salários que podem variar entre R$ 3 mil e R$ 7 mil mensais. “Falta muito profissional na área, o que gera uma demanda significativa de trabalho. E o mais importante é que é um serviço constante, independente da época do ano, já que o ar-condicionado é utilizado tanto no verão quanto no inverno”, explica Moura.

Outras notícias

Engavetamento envolve cinco veículos na BR-277 em Cascavel

Guarda Civil Patrimonial de Cascavel receberá medalha de honra ao mérito por serviços prestados

Receita Federal apreende 210 tabletes de maconha na Ponte Internacional da Amizade


Thiago Correia, diretor regional da PPPR, enfatiza o impacto transformador de cursos como este. “As capacitações em parceria com o Conselho da Comunidade de Cascavel têm sido constantes e se refletem tanto dentro quanto fora do sistema prisional. Ainda durante o cumprimento da pena, ajudam a contribuir no comportamento das PPLs, na redução da pena e no adquirir conhecimento. Após o término da pena, muitos poderão abrir suas próprias empresas e ter uma renda lícita para reestruturar suas vidas”, afirma.


Para um dos participantes do curso, que já atua no setor de manutenção da unidade, a qualificação representa uma oportunidade de reconstruir o futuro. “Contribui para os trabalhos do dia a dia e também para a nossa vida após a prisão. Já penso em fazer outros cursos de áreas afins e trabalhar nessa profissão”, finaliza.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Prefeito critica greve e suspensão da licitação do transporte público em Cascavel

Cidade
Imagem de destaque

Motorista do Vectra relata acidente no contorno da BR-277

Cidade

Justiça suspende licitação do transporte coletivo de Cascavel por irregularidade no edital

Cidade

Capotamento no viaduto da BR-277 em Cascavel deixa motorista ferido

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Homem é preso após matar esposa e atacar suposto amante da mulher em Londrina

Cidade
Cascavel e região

Mulher esfaqueia homem na rua e depois no hospital em Quedas do Iguaçu

Cidade
Londrina e região

Estádio do Café recebe 2ª edição do Futebol Solidário; evento reúne cantores e jogares

Cidade
Londrina e região

Autor de feminicídio confirma que conversas no celular da esposa motivaram o crime

Brasil e mundo
Brasil

Aluna dispara arma de fogo dentro de colégio particular e fere colega

Podcasts

FIIL
Imagem de destaque

Tarobá transmite podcast ao vivo durante Festival Internacional de Inovação de Londrina

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.