De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Londrina teve um aumento populacional de 9,7%.
As estimativas do último Censo, apontam que Londrina tem, atualmente, 555.937 habitantes. O resultado foi abaixo do esperado; as prévias projetavam que a cidade chegaria a 580 mil pessoas, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (28).
Para a coordenação de área do Censo, a pandemia e os problemas orçamentários afetaram os trabalhos do órgão e tornaram as projeções de crescimento populacional cada vez mais imprecisas.
Fábio Fujimoto, coordenador de área, avalia que “considerando a série história, ou seja, o apanhado dos últimos 10 anos, vê-se um padrão, uma queda no ritmo de crescimento”. Ele relata que “vários municípios pequenos estão chegando em um baixo patamar de população”.
O Censo também constatou uma diminuição do número de moradores por domicílio em Londrina. Em 2010 eram 3,03. Agora são 2,64.
Os números coletados pelos recenseadores ainda serão analisados pelos pesquisadores do IBGE, mas os primeiros dados divulgados já indicam que a cidade deve registrar queda na taxa de natalidade.