Depois de 45 dias de atrações, a Prefeitura de Londrina encerra as festividades de fim de ano de 2023 e virada para 2024, dando início às desmontagens das decorações instaladas por toda a cidade. A atração principal, no Lago Igapó II, que foi a passarela flutuante de 200 metros de cumprimento, recebeu 109.261 mil visitantes. Este local contou com a árvore de 140 mil leds refletindo imagens variadas, inclusive com o vídeo da contagem regressiva para a chegada de 2024.
Mesmo após a virada do ano, a movimentação se manteve na média dos dias anteriores. Neste fim de semana, o último dia de visitação foi expressivo, com quase quatro mil visitantes (3.723). O maior público recebido na passarela do Igapó foi na noite de 31 de dezembro de 2023, quando a contagem regressiva para virada de ano refletida na árvore de Natal atraiu muitas pessoas, rendendo mais de cinco mil que atravessaram a passarela, número recorde dentre os anos de implantação.
Com uma caminhada noturna, o prefeito Marcelo Belinati esteve no local para se despedir da estrutura e aproveitou para conversar também com alguns ambulantes e visitantes presentes. Ele destacou a força que a atração gera na economia de Londrina. “Milhares de londrinenses, de pessoas de outros estados e de outros países passaram por aqui. Nossa cidade ficou linda e essa movimentação de público fomentou nossa economia, gerou renda e emprego. Mas o principal, é que trouxe esperança. Muitos casais e famílias estiveram aqui e criaram memória afetiva”, destacou.
A desmontagem da estrutura flutuante vai iniciar nesta quarta-feira (17) a partir das 12h, e deve continuar até o fim da semana. Assim como feita para o processo de montagem, a rua Professor Joaquim de Matos Barreto vai ficar interditada durante o dia todo entre o trecho da esquina do Lago até o cruzamento com a rua Tijucas. Um guindaste será usado para alçar as placas que formam a plataforma flutuante, além de carretas que vão ser carregadas com toda a estrutura.
As estruturas instaladas em bairros, distritos, rotatórias, Calçadão Central e ruas centrais já começaram a ser desmontadas na tarde desta segunda-feira (15). Começa pelas árvores-vivas no entorno do Lago II. Depois, serão removidos o elemento (anjo) da avenida Madre Leônia Milito, as decorações da avenida Saul Elkind, e, depois, no Calçadão. Os equipamentos localizados em outros bairros serão desmontados na sequência desse roteiro.
A segurança do Lago recebeu atenção tanto da Polícia Militar quanto da Guarda Municipal. O patrulhamento foi reforçado e contou com o revezamento de equipes, inclusive com agentes da GM circulando de bicicleta. A GM também contou com um Papai Noel próprio que atuava voluntariamente e percorria os pontos decorados da cidade interagindo com a população, principalmente com as crianças, além de distribuir balas e tirar fotos.
O presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), órgão responsável pela organização do Natal de Londrina, Alex Canziani, enalteceu o apoio de todos os envolvidos para a implantação do Natal 2023. “É um trabalho em conjunto que envolve vários setores. Agradecemos à imprensa e aos influenciadores digitais que ajudaram também na disseminação de informações, aos ambulantes que trabalharam incansavelmente no atendimento à população, aos varredores de rua que toda a manhã deixavam o Lago impecável e às empresas que contribuíram financeiramente também. É todo esse empenho que fez com que milhares de pessoas viessem passear e consumir aqui na cidade”, avaliou.
Canziani ainda lembrou dos concursos que geraram interação entre a população, o de Decoração e o de Fotografia. “Trouxemos a movimentação dos concursos de fim de ano que deixaram nossa cidade mais bonita com prédios, casas e Igrejas decoradas e iluminadas, além da movimentação nas redes sociais para o público votar e escolher os concorrentes preferidos”, pontuou.