A Defesa Civil de Foz do Iguaçu divulgou nesta manhã o balanço das ocorrências provocadas pelo vendaval e chuvas que atingiram o município na tarde e noite de sexta-feira (7). Segundo o relatório, não houve registro de vítimas, desabrigados ou desalojados até o momento, mas foram contabilizados diversos danos e intervenções em toda a cidade.
Os pluviômetros automáticos do CEMADEN marcaram acumulados diferentes por região: 6 mm na Norte, 35 mm na Leste e 22 mm na Sul, com episódios de vento forte, a medição mais intensa foi de 96 km/h às 17h19, na região do Aeroporto Internacional.
Entre os danos registrados estão o destelhamento de ao menos duas residências (nos bairros Porto Meira e Alto da Boa Vista), outras seis famílias que precisaram de lonas por goteiras, cerca de 12 quedas de árvores ou galhos que obstruíram vias, principalmente na região Sul, e a queda parcial do alambrado do Complexo Esportivo Emerson Wagner (Ouro Verde). Houve ainda o rompimento de cabos e danos a postes, após uma placa de publicidade atingir a rede elétrica na Avenida das Cataratas.
As ações de resposta envolveram a Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros e equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), que fizeram monitoramento, remoção de árvores e entrega de lonas às famílias afetadas, além da desobstrução de vias.
A Defesa Civil informou que as equipes permanecem em alerta até a normalização das condições climáticas, o aviso de tempo severo vale até as 18h de 08 de novembro, e orienta a população a evitar deslocamentos desnecessários em pontos com quedas de árvores ou fiação danificada.