A Prefeitura de Cascavel, por meio da Defesa Civil, informa que está atenta ao volume de chuvas registrado na cidade nesta terça-feira, 5 de junho. Segundo dados do Simepar, o acumulado de chuva até as 9h da manhã chegou a 63,2 milímetros, com pico de intensidade por volta das 8h.
Para efeito de comparação, dados do Simepar apontam que o volume esperado para todo o mês de junho em Cascavel é de 117,4 mm. Ou seja, o que normalmente chove em 15 a 20 dias caiu em menos de uma manhã. Essa concentração atípica sobrecarrega rapidamente os sistemas de drenagem urbana, o que explica pontos de alagamento registrados em algumas regiões da cidade.
Esse volume expressivo faz parte de um cenário de instabilidade que atinge toda a região Oeste do Paraná, conforme previsto pelo Simepar, que já indicava chuvas acima da média para esta primeira semana de junho.
Durante a madrugada, cidades próximas também enfrentaram tempestades, com ventos fortes, raios e até granizo em alguns pontos.
Em Cascavel, a rajada de vento mais forte registrada atingiu 46,4 km/h por volta das 5h30 da manhã. Até o momento, foram registradas três solicitações de destelhamento: uma no Parque São Paulo, outra no Santa Felicidade e uma terceira no bairro Melissa. Até o presente momento, não há registros de ocorrências graves.
A Defesa Civil segue em monitoramento constante e permanece atenta para agir com rapidez em caso de alagamentos ou outras situações de emergência. Em caso de necessidade, a população pode acionar a equipe pelo telefone 199.