A Defesa Civil de Cascavel sempre está de plantão, 24 horas por dia, para atender a situações de urgência no município. O serviço gratuito prestado à população precisa ser imediato, diante das emergências.
Porém, apesar de todos os esforços de atuar com mais rapidez possível no atendimento à comunidade, a Defesa Civil está tendo que lidar com a ação de pessoas mal intencionadas que realizam trotes ao serviço de urgência. Segundo dados do órgão, nos últimos três dias, foram cerca de 50 trotes. Nesse mesmo período, a Defesa Civil realizou cerca de 20 atendimentos em cinco bairros da Região Norte e no distrito de Rio do Salto.
O coordenador da Defesa Civil, Marcio Ribeiro, conta que é uma frustração ter que atuar com esse tipo de comportamento, que só gera atraso e pode impedir que uma real situação de emergência seja atendida. “Inclusive, já encaminhamos um número para o setor de inteligência da Guarda Municipal de Cascavel para identificação de endereço e quando ocorrer faremos uma diligência para localizar a pessoa que está efetuando as ligações e pedir se precisa de atendimento ou se está agindo com brincadeiras, e a partir disso orientar que, segundo o código Penal Brasileiro, é possível responder com as penalidades da lei”, pontua.
Até o momento, a Defesa Civil não chegou a fazer deslocamento das equipes para atender uma ligação caracterizada como trote, pois o servidor conseguiu identificar antes, mas o dano aos atendimentos aos cascavelenses é notório. “Há prejuízos para o município e para a população, pois o trote ocupa a linha telefônica é o tempo que o atendente poderia estar auxiliando uma pessoa que realmente necessita”, destaca Marcio.
Vale destacar que a Defesa Civil atende a ligações de urgência pelo telefone 199. Dentre os serviços prestados está o de entrega de lonas e de telhas em casos de temporais, o de remoção de abelhas, análise de risco de estrutura e entre outros. Todas demandas que são consideradas urgentes e precisam de uma resposta rápida.